Uma estação repetidora nada mais é que um sistema automático de retransmissão de sinais, normalmente instalado em um local de grande elevação. Um pré-requisito para uma repetidora operar é a habilidade de receber e retransmitir o sinal desejado ao mesmo tempo. Para isso ela precisa de um receptor separado do transmissor.
- Amplie sua comunicação via rádio, conheça o modelo de repetidora digital da Motorola SLR5100.
Por motivos óbvios, as frequências de recepção e transmissão devem ser diferentes. Essa diferença de frequência é chamada de offset , shift, ou ainda dup. O padrão de offset atual é de 600kHz para o VHF e 5000kHz para o UHF. Antigamente era de 1.6Mhz, o que facilitava muito a vida, pois quanto maior a separação, mais fácil de lidar com as antenas. Seguindo a ilustração abaixo, vamos ver como nossa repetidora de UHF em 439.550MHz funciona:
Neste exemplo, ambas estações estão sintonizadas em 439.550MHz e com um offset de -5000, portanto quando uma estação transmitir, a freqüência de transmissão passa a ser 434.550MHz (439.550 -5000). Funciona assim: Imagine que o operador da estação portátil começa a transmitir, seu sinal sai em 434.550MHz e chega ao receptor da repetidora que está na mesma frequência. Esse sinal é repassado ao transmissor que o transmite em 439.550MHz. A estação móvel, que está sintonizada em 439.550MHz, passa a receber o sinal da estação portátil através da repetidora.
- Precisando de um sistema repetidor para ampliar sua comunicação via rádios?
- Conheça a Repetidora Digital Motorola -Mototrbo SLR5100
Quando se usa uma repetidora, é comum ouvir alguém perguntando com que sinal está chegando. Tenham em mente que o sinal que estará recebendo é o da repetidora, e não o da estação que a acionou. Essa confusão é comum, principalmente com os novos radioamadores. As vezes alguém está chegando muito mal no repetidor, faz a pergunta e o novato ao responder diz: Está chegando sinal 10 com muito chiado. A única forma de se saber o sinal da estação retransmitida é verificar a frequência de entrada da repetidora (reverso ou inverso), ou seja, no caso do exemplo, em 434.550MHz. Aí sim saberá o verdadeiro sinal da estação ouvindo seu sinal direto. Isso é claro, se conseguir ouví-la sem ajuda da repetidora.
Vantagem da topografia
Normalmente as repetidoras estão localizadas em topos de montanhas ou em outros locais elevados. É também comum elas transmitirem com potência de saída superior as yusadas em estações portáteis e até móveis. Essa combinação de elevação e alta potência irradiada geralmente resulta em comunicações sobre distâncias consideráveis se comparadas a comunicação simplex (direta, sem uso de repetidoras).
Subtom (CTCSS)
Subtom ou CTTS (Continuous Tone Coded Squelch System) é um sistema de codificação muito usado nas repetidoras atualmente. Trata-se de um tom inaudível transmitido junto com o áudio da estação que deseja usar a repetidora. Se esse subtom transmitido for o mesmo que a repetidora espera receber, ela repetirá o sinal. Caso contrário, seu sinal não será retransmitido. A grande vantagem do subtom é para prevenir que interferências fiquem disparando a repetidora. Repetidoras normalmente compartilham espaço em alto de morros ou prédios com outros serviços de telecomunicações, e é quase certo que sofrerá com interferências resultantes de outros transmissores. Houve um tempo em que repetidora com subtom era sinônimo de repetidora fechada, onde apenas integrantes do grupo podiam operá-la. Um circuito gerador (encoder) de subtom era instalado nos rádios, e como não haviam rádios com esse recurso de fabrica, ela era de uso privado. Felizmente isso é coisa do passado, hoje em dia todo rádio têm subtom e tentar restringir o uso da repetidora dessa forma não é mais eficaz.
Quem as mantém?
Normalmente elas são mantidas por um grupo ou uma associação de radioamadores. Para se obter licença de operação de uma estação repetidiora, entre em contato com a Anatel (órgão que regulamenta as telecomunicações no Brasil) de seu estado e se informe da cocumentação exigida. Isso depende muito da boa vontade de cada diretor desse orgão. Em São Paulo, talvez por estar com as frequências congestionadas, era exigido um projeto de cobertura de sinal assinado por um engenheiro em telecomunicações. Já em Minas Gerais, bastava preencher um requerimento. Radioamadores que cuidam da manutenção de uma repetidora são conhecidos como mantenedores.
Diagrama básico
Um diagrama básico para uma estação repetidora é apresentado na figura abaixo. Um receptor recebe o sinal de entrada, uma placa controladora cuida das tarefas (timers, bips, identificação, liga desliga remoto, etc), um transmissor retrasmite o sinal. Um duplexador é utilizado para compartilhar uma única antena para o receptor e transmissor, e dessa forma evitar que se utilize duas antenas.
Essa foi uma pequena introdução de como funcionam as repetidoras. Esse artigo foi baseado no artigo publicado no site do Clube de Rádio-amadores de Americana, cujo autor foi o PY2JF – José Roberto S. Gandara Ferreira. Fonte: Só Jeep do Brasil
- Somos Revenda Motorola há mais de 33 anos no mercado de telecomunicações. Atendemos em todo Brasil com venda, locação e assistência técnica de rádios comunicadores.
- Conheça a Repetidora Digital Motorola -Mototrbo SLR5100
- Entre em contato conosco e conheça os modelos de repetidoras que trabalhamos.