Além disso, 79% dos entrevistados consideram que as tecnologias móveis oferecem uma vantagem competitiva para seu negócio. Os dados foram obtidos pelo Barômetro de Mobilidade Empresarial 2011 da Motorola Solutions
A Motorola Solutions, Inc. (NYSE: MSI), provedora líder mundial em produtos e serviços de comunicação de missão crítica para governos e empresas, anuncia os resultados do Barômetro de Mobilidade Empresarial 2011 na América Latina. O estudo revela que 90% dos tomadores de decisão de compra em empresas da região reconhecem a importância crescente das tecnologias móveis nos negócios e que 69% ampliarão seus gastos com elas. Os principais benefícios mencionados são a melhora nos resultados dos negócios e nos aspectos relacionados aos funcionários, como aumento de eficiência, diminuição de erros e menores custos trabalhistas.
Entre as tendências em terminais, a pesquisa revelou que quase um terço das empresas utiliza computadores de mão robustos, utilizados principalmente nas áreas de negócios, logística, inventário, serviços externos e administração de ativos. Para os rádios bidirecionais, a aplicação mais comum é a mensagem de texto. Os aplicativos de conferência, colaboração e monitoramento estão entre os mais planejados para implementação em 2012. Além disso, um terço das empresas menciona voz sobre WLAN (Voice over WLAN) como um importante estímulo para seus investimentos em mobilidade, liderando os novos planos de implementação de dispositivos móveis com VoIP (Voz sobre IP).
O Barômetro Motorola Solutions de Mobilidade Empresarial busca compreender como as organizações de diferentes mercados verticais usam as tecnologias móveis e quais são as principais tendências para o futuro, para compreender as estratégias de negócios em um ambiente de evolução tecnológica permanente. A pesquisa incluiu empresas da Argentina, Brasil, Colômbia e México, as quatro principais economias, que representam 74% do Produto Interno Bruto (PIB) da região.
Pontos importantes
– No que diz respeito a redes de área local sem fio (WLAN) na América Latina, é muito baixa a utilização do padrão 802.11n, em comparação a outras regiões. Os setores de serviços públicos e energia mostram as taxas mais altas de adoção desse padrão.
– Dois terços das empresas da América Latina utilizam smartphones, enquanto os laptops foram adotados quase universalmente, devido principalmente à necessidade de ter acesso permanente e sem fio ao correio eletrônico e contatos.
– 15% das empresas utilizam software como serviço (SAAS, Software as a Service) e 27% utilizam aplicações baseadas em navegadores da internet.
– 24% têm algum tipo de aplicação de vídeo. Esse índice deve passar a 44% em 2012.
“A mobilidade empresarial é uma realidade no mundo, que está transformando o modo de fazer negócios. As empresas conhecem as possibilidades que a tecnologia dá e exigem soluções móveis e sem fio para aumentar sua competitividade, bem como para desenvolver novas maneiras de realizar suas atividades. É importante entender como se descrevem as novas tendências em nossa região, para entender a fundo as necessidades das organizações das diferentes indústrias. Dessa maneira, poderemos criar soluções inovadoras, sob medida às suas solicitações, para acompanhá-las na evolução de seus negócios”, ressalta Claudio Kimura, diretor de estratégia da Motorola Solutions para América Latina e Caribe.
Fonte: http://mediacenter.motorolasolutions.com