Agora o rádio profissional está dando o maior passo da história: a migração do rádio analógico para digital. Certas pressões associadas a exigências regulamentares e as necessidades do mundo exigem maior eficiência de espectro.
Os rádios profissionais bidirecionais licenciados revolucionaram as comunicações durante décadas e atualmente continuam fazendo isto com milhões de pessoas. De lojas de varejo a portos marítimos, de locais de construção as indústrias, a comunicação via rádio é sinônimo de confiabilidade, durabilidade e conveniência.
A migração do rádio analógico para digital torna-se fundamental para as empresas, pois, os rádios digitais oferecem diversas vantagens em comparação ao analógico, maior privacidade, maior duração de baterias, entre outras. Por isto é fundamental considerar a tecnologia digital hoje, de maneira que quando você estiver pronto para atualizar sua solução escolha o sistema que oferece maiores benefícios a longo prazo.
MELHOR QUALIDADE DE VOZ
Quando se usa um rádio analógico, qualquer som do ambiente, mesmo no ruído de fundo, é detectado e transmitido. A tecnologia digital é mais pura. Apenas pega sua voz, a codifica, a transfere e torna a convertê-la em uma mensagem inteligível na outra ponta. O rádio digital capta o som da voz e o transmite, filtrando e eliminando o ruído de fundo. O resultado é uma clareza de voz excepcional.
A interferência de rádio provoca a estática em um rádio analógico e faz com que a conversação se torne menos inteligível. A voz fica distorcida e a mensagem precisa ser repetida. O rádio digital conta com correção automática de erros, permitindo a reconstrução dos sons da voz e a manutenção da clareza da voz, mesmo com um sinal bastante comprometido. E, como a mensagem é codificada de maneira digital, você beneficia-se com funções mais inteligentes, como supressão avançada de ruído, que invalida o ruído em ambientes altamente barulhentos.
MAIOR ALCANCE
Embora os sinais de todos os rádios enfraqueçam na medida em que se afastam da área de cobertura, a qualidade de voz dos rádios analógicos se distorce com muito mais rapidez. No ponto mais distante da área de cobertura, embora a intensidade do sinal seja igual, a voz digital torna-se clara e inteligível enquanto a voz analógica é mais distorcida.
Os rádios digitais contam com correção de erros integrada que elimina a estática e garante que as chamadas de voz sejam ouvidas com clareza a distâncias maiores. Não serão mais notados vibração, interferência, ruído de fundo ou distorção. A tecnologia digital mantém a integridade da voz em todos os pontos da área de cobertura.
MAIOR DURAÇÃO DE BATERIA
A duração da bateria representa um desafio completo para todos os dispositivos móveis. A tecnologia digital consome muito menos energia para transmitir (quase a metade da tecnologia analógica). É por isto que reduz a descarga da bateria e melhora o tempo de conversação. Você pode ficar tranquilo sabendo que, se estiver usando um rádio digital, sua bateria durará até 40% a mais por carga.
Embora tanto os rádios analógicos como os digitais consumam praticamente a mesma energia no modo standby, assim que começa a transmissão, os rádios digitais consomem muito menos. Este é um fator importante para usuários de uso frequente e intensivo que dependem do funcionamento ininterrupto de seus rádios durante o turno completo de trabalho e não precisam parar para trocar baterias ou recarregar o rádio.
Acesse nosso site para maiores informações sobre marcas e modelos de rádios que trabalhamos.