Cerca de 80% de todo o comércio mundial é despachado por contêineres, de modo que o gerenciamento do intenso e incessante movimento portuário é a prova de fogo para qualquer planejamento logístico. É uma enorme operação que inclui diferentes atividades, milhares de trabalhadores, enormes barcos cargueiros, milhões de contêineres e uma ampla gama de equipamentos e veículos. Tudo precisa estar cuidadosamente sincronizado para acelerar o fluxo de entrada, carga e descarga, inspeção e posterior saída de barcos e contêineres com rapidez, eficiência, segurança e rentabilidade.
A ESTRUTURA PORTUÁRIA NA AMÉRICA LATINA
A região da América Latina e Caribe conta com mais de 340 portos que movimentam aproximadamente 90% da entrada e saída de carga da região. Apesar do desempenho
um tanto heterogêneo entre os diferentes países, o volume de movimento com contêineres mostrou crescimento nos últimos anos. Os portos chilenos de San Vicente e San Antonio demonstram números positivos de dois dígitos devido ao sucesso de seus projetos e gestão comercial. Os portos colombianos movimentam hoje cerca de 2,3 milhões de contêineres por ano. Outros países da região que têm mantido fortes taxas de crescimento incluem Peru, México, Costa Rica, Venezuela e República Dominicana.
Conheça os rádios digitais Motorola.
Fonte:oluapmot